A alça de ligação entre a MG-030, em Nova Lima, na região metropolitana, e a BR-356, no sentido da capital mineira, finalmente vai se tornar realidade
O convênio para o início das obras será assinado nesta quarta-feira no Ministério Público, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do SerenoO motorista que sai dessas regiões em direção a BH passará pelo pontilhão abaixo da estrada de ferro, fará a curva para pegar a descida e, em vez de seguir pelo Bairro Belvedere, passará pela trincheira que ligará a MG diretamente à BRA via terá três pistasUma delas dará acesso ao Belvedere e ao BH Shopping, outra sairá na rodovia e a terceira vai se sobrepor à trincheira, sendo o caminho de volta a Nova Lima
A ideia é de que a obra desafogue o trânsito no Belvedere, principalmente na Avenida Luiz Paulo FrancoDe acordo com a BHTrans, cerca de 30 mil veículos trafegam pelo local nos horários de picoO congestionamento costuma chegar a quatro quilômetros“Estudos mostram que até 2020 será preciso mais obrasSó a trincheira não vai resolver o problema a médio prazoCom o desenvolvimento da região é preciso planejamento urbano, que o poder público não faz”, afirma o presidente da associação dos empreendedores, Luiz Hélio Lodi.
O processo de licitação será aberto ainda este ano
A construtora vencedora deve ser anunciada até o início de fevereiroA previsão é de que as obras comecem em março e terminem até o fim de 2012As intervenções são resultado do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em junho entre o Ministério Público de BH e Nova Lima, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, a Associação do Residencial Unifamiliar do Vale dos Cristais, a Prefeitura de Nova Lima e a Associação do Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do SerenoAs obras foram definidas pelo TAC como medida compensatória pelo impacto dos empreendimentos dos bairros do município vizinho de BH.
Recursos A alça viária será construída com o dinheiro que está na Justiça e hoje gira em torno de R$ 3,7 milhõesO restante do orçamento, estimado em cerca de R$ 8 milhões, será custeado pelo empreendedoresSegundo Walmir Braga, o acordo firmado entre os envolvidos contempla algumas fasesA primeira é a construção da trincheira da descida de Nova LimaA segunda obrigação é de que todos as autorizações ambientais de grande porte devem se submeter ao licenciamento corretivo estadual por causar impactos em duas cidadesA terceira é que os construtores paguem o estudo socioambiental e ecológico com o objetivo de verificar o que ocorreu na região que vai do Vale dos Cristais até o Alphaville no período de 20 anos atrás e as consequências para os próximos 10