(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário do Meio Ambiente de BH promete que árvore da Savassi não será arrancada

Com base em pesquisa encomendada pela secretaria, prefeitura vai procurar soluções para salvar a espécime


postado em 25/11/2011 14:52 / atualizado em 25/11/2011 15:10

Há duas semanas, a sete-cascas de 30 anos e com mais de 20 metros de altura mobilizou dezenas de pessoas em um protesto(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Há duas semanas, a sete-cascas de 30 anos e com mais de 20 metros de altura mobilizou dezenas de pessoas em um protesto (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Sérgio Lima Braga, prometeu nesta sexta-feira em uma reunião com moradores da Savassi, Região Centro-Sul da capital, que a prefeitura não vai arrancar a árvore sete-cascas, localizada no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque com Praça Diogo de Vasconcelos. Segundo Braga, essa espécime é simbolo da luta pela vida. A secretaria contratou uma empresa de serviços geológicos para sondar o solo no entorno da árvore e saber o espaço de enraizamento da planta. Com base nessa pesquisa, a prefeitura vai procurar soluções para salvar a espécime.

No entanto, o estudo encomendado pela gerência de gestão ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) confirmou a necessidade da retirada da árvore. Na terça-feira, o gerente da SMMA, Sérgio André de Souza Oliveira, informou que prevaleceria o laudo técnico feito anteriormente, que atesta que a árvore foi plantada sobre uma antiga pavimentação asfáltica e ameaça cair.

Comunidade Verde

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) já teria uma ordem para cortar a árvore, segundo Sérgio, possivelmente com apoio da gerência de áreas verdes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, que têm equipamentos e pessoal habilitados para as supressões.

Há duas semanas, a sete-cascas de 30 anos e com mais de 20 metros de altura mobilizou dezenas de pessoas em um protesto. Ambientalistas, moradores, comerciantes e frequentadores da Savassi abraçaram a árvore e conseguiram que a motosserra, que já havia cortado seis galhos, fosse desligada. 

(Com informações de Glória Tupinambás e Pedro Ferreira)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)