Um ato de vandalismo assustou alunos e funcionários da Escola Estadual Lúcio dos Santos, no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste de Belo Horizonte. A instituição foi arrombada na madrugada desta segunda-feira e, de acordo com militares do 34º Batalhão da Polícia Militar (PM), os ladrões levaram parte da merenda escolar. A instituição, que fica Rua Padre Eustáquio, já foi invadida oito vezes nos último três meses.
Estudantes e educadores chegaram no início da manhã e encontraram a escola revirada. Além da merenda, o suspeitos levaram computador, home theatre, panelas e material didático. Os vândalos ainda queimaram cortinas e defecaram no chão escola. A diretoria acionou a PM, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação em Minas Gerais (SindUte-MG).
"Esta é a oitava vez que a escola é violada, precisamos cobrar dos órgãos competentes segurança nos estabelecimentos de ensino", destaca o diretor do sindicato, professor José Luiz.
De acordo com a SEE, não é a primeira vez que a escola é arrombada. A superintendência da secretaria já havia tomado medidas de segurança com instalação de câmeras para monitoramento da instituição. Porém, os invasores destruíram esse equipamento. A secretaria informou que esteve na escola esta manhã com uma equipe de engenheiros e já foram autorizadas obras para aumentar o muro e colocar grades nas portas da escola, além da instalação de alarme.