Jornal Estado de Minas

Obra reduz tráfego na Rodovia Fernão Dias

Landercy Hemerson
Liberada, pista vai tirar parte do trânsito urbano da BR-381 - Foto: Autopistas Fernão Dias
A espera de quase duas décadas para implantação do Contorno Rodoviário de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começa a ficar para trás a partir de hoje, quando serão inaugurados os primeiros 2,75 quilômetros da viaA previsão é de que todo o projeto seja concluído no primeiro semestre de 2013, criando alternativa de tráfego entre a Via Expressa de Contagem e o trevo das BRs 381 e 262, em Betim.

“A implantação do Contorno tem como objetivo a redução do trânsito urbano na Fernão Dias (BR-381) no trecho entre Contagem e BetimOs acidentes são inevitáveis quando temos a mistura de dois perfis de tráfego numa rodovia desse porteSomente nesse trecho, de cerca de 10 quilômetros, circulam 120 mil veículos por diaCom a conclusão da primeira fase, criamos uma importante ligação entre os bairros Bandeirinhas e Morada do Trevo, em Betim”, explicou o engenheiro Omar Ribeiro Júnior, diretor da Auto Pista Fernão Dias, que administra a BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo.

A construção do Contorno de Betim teve início em meados da década de 1990, a cargo do goveno federal, como parte do programa de duplicação da Fernão DiasMas as obras acabaram excluídas do programa de duplicaçãoCerca de 15 anos depois, a obra foi inserida no contrato de concessão da rodoviaEm setembro de 2010 começaram as obras da primeira etapa, sob responsabilidade da concessionária, a partir de uma parceria com a Prefeitura de Betim.

A administração pública municipal atuou na obtenção do licenciamento ambiental, prerrogativa do Ibama, por envolver rodovias federaisBetim foi o primeiro município brasileiro a obter junto ao instituto autorização de licenciamento, por intermédio de delegação de competência.

A inauguração do primeiro ocorre às 11h, no auditório do Centro Administrativo da cidade, onde ocorre paralelamente o Seminário “Plataforma Logística – Mobilidade e Desenvolvimento do Polo Industrial de Betim”As obras dos 5,38 quilômetros restantes do contorno rodoviário já estão em andamento e consistem na ligação da Avenida Fausto Ribeiro da Silva, no Bandeirinhas, até a Avenida Arthur Trindade, no Jardim das Alterosas.