A chuva neste ano em Minas alcança uma marca histórica. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), dezembro de 2011 já tem o segundo maior volume de chuvas na capital mineira desde 1910. O recorde ainda é dezembro de 2008, quando fortes temporais provocaram tragédias na capital por causa da elevação no Ribeirão Arrudas.
Nesta terça-feira a Coordenadoria Municipal Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) já atendeu 72 ocorrências relacionadas à chuva. De 0h às 10h foram registrados chamados de deslizamentos de terra, queda de muro e árvores, abatimento de solo, trincas, erosões, infiltrações e ameaças de escorregamento.
Em Minas, subiu para 21 o número de cidades que decretaram situação de emergência. São quase 23 mil pessoas afetadas pelos prejuízos de temporais. Duas pessoas morreram neste período chuvoso e 27 ficaram feridas. Mais de 1.500 casas foram danificadas pela chuva dos últimos dias. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira será mais um dia chuvoso em grande parte do estado.