As chuvas que atingem o estado desde a semana passada deixaram centenas de desalojados e desabrigados em cidade históricas de Minas. Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta terça-feira, mostra a dimensão da tragédia provocada pelos temporais nos municípios de Ouro Preto, Mariana, Acaiaca e Barra Longa.
Segundo a corporação, em Mariana, na Região Central do estado, 230 pessoas ficaram desalojadas e 113 desabrigadas. A centenária Ouro Preto, na mesma região, também contabilizou as perdas com 27 famílias desalojadas e 47 desabrigadas.
A Operação conjunta entre o bombeiros, Guarda Municipal, prefeituras e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Ouro Preto e Mariana também atenderam Barra Longa e Acaiaca, na Zona da Mata Mineira. Conforme o balanço, em Acaiaca, 159 pessoas ficaram desalojadas e 57 desabrigadas. Já em Barra Longa, o número famílias desabrigadas foi de 47 e 27 ficaram desalojadas.
Rercode histórico
A chuva neste ano em Minas alcança uma marca histórica. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), dezembro de 2011 já tem o segundo maior volume de chuvas na capital mineira desde 1910. O recorde ainda é dezembro de 2008, quando fortes temporais provocaram tragédias na capital por causa da elevação no Ribeirão Arrudas.
(Com informações de Luana Cruz)