Começam nesta quinta-feira os trabalhos emergenciais para garantir a circulação de veículos na Linha Verde onde, na altura do km 24,5, uma cratera se abriu durante os últimos temporais. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), além das ações paliativas será dado início aos serviços de sondagem geológica para correção do rebaixamento do asfalto.
Segundo o DER, será construído um muro de arrimo com solo-cimento para escorar a pista principal no sentido Lagoa Santa – Belo Horizonte e recompor o nível da pista. Um canal para escoar a água da chuva será aberto na área interditada do aterro que formou uma bacia de represamento. Além disso, toda a área interditada da pista será impermeabilizada, com aplicação de concreto projetado.
Ainda segundo o DER, os prazos para execução das ações listadas acima são estimados em 10 dias, desde que não ocorram precipitações em volumes elevados. Durante as obras, a emissão de esgoto no local será interrompida provisoriamente pela Copasa para evitar maior desgaste do solo. As intervenções emergenciais estarão a cargo da empresa Oliveira Ribeiro, responsável pelos serviços de conservação e manutenção da rodovia MG-010.
A cratera na Linha Verde se abriu durante o temporal que atingiu Belo Horizonte na madrugada dessa segunda-feira. O tráfego na pista marginal foi interditado.