Após os temporais que atingiram Minas Gerais esta semana, as viagens de fim de ano podem ficar mais demoradas e perigosas. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), pelo menos oitos estradas estão com o trânsito totalmente interrompido. A maioria delas apresenta quedas de pontes, atoleiros e erosões na pista.
Na LMG-714, no entrocamento com a BR-040, em Porto Diamante, município de João Pinheiro, na Região Noroeste de Minas Gerais, uma ponte caiu no Rio dos Órfãos. Os motoristas podem fazer um desvio pela rodovia Municipal local.
A queda de ponte também é problema na LMG-818, no entrocamento com a BR-262, em Florestal, na Região Central do Estado. O elevado, que fica sobre o Ribeirão do Camarões, no km 6,3, foi interditado. Os veículos leves que passam pelo local podem pegar um desvio pelo perímetro urbano da cidade, retornando à rodovia LMG-818, ou por um acesso particular pela Universidade Federal de Viçosa (Cedaf). Os veículos com carga até 10 toneladas podem fazer o mesmo desvio. Uma outra opção para os veículos pesados é retornar à BR-262, sentido Florestal/Pará de Minas.
A opção é utilizar a BR-352 em Pitangui, passar pela rodovia municipal de Vargem Grande, retornando a MG423 para Pagagaios.
Além de problemas com pontes, algumas estradas sofrem com atoleiros. Na LMG-718, em Vila Pereira, na Região do Jequitinhonha, os veículos estão impedidos de passar em três pontos da estrada. Nos kms 16, 20 e 26,5. O desvio no local é feito pela BR-418, em Nanuque, e depois retorna para Vila Pereira.
Na MG-217, em Água Boa, na Região do Rio Doce, os atoleiros estão nos kms 5, 6, 45 e 47. A opção para fugir da interdição é passar por Água Boa, no sentido Capelinha, Novo Cruzeiro, Teófilo Otôni e Malacacheta.
Em Cláudio Manoel, na Região da Zona da Mata, a MG-236 está fechada por causa de uma erosão em um aterro, no km 34, devido ao rompimento de um bueiro. O desvio é feito por Barra Longa, Acaiaca, MG-262, Mariana, Catas Altas e Cláudio Manuel.
MG-10
Nesta quinta-feira, o DER começou a fazer os trabalhos emergenciais para tapar uma cratera que se abriu no km 24,5 na MG-10, popularmente conhecida como Linha Verde. Técnicos foram ao local para fazer uma sondagem geológica para analisar o solo. Segundo o DER, será construído um muro de arrimo com solo-cimento para escorar a pista principal no sentido Lagoa Santa / Belo Horizonte e recompor o nível da pista. Um canal para escoar a água da chuva será aberto na área interditada do aterro que formou uma bacia de represamento. Além disso, toda a área interditada da pista será impermeabilizada, com aplicação de concreto projetado.