Os moradores de Belo Horizonte devem ter atenção. A Defesa Civil emitiu um alerta pela possibilidade de chuvas moderadas a forte com rajadas de vento e descargas elétricas nesta sexta-feira na capital mineira. Além disso, há a possibilidade de chover granizo. As regiões que poderão ser mais afetadas são Barreiro, Oeste e Centro-Sul.
A população deve evitar áreas de inundação e ruas sujeitas a alagamentos. Os moradores que residem próximo a encostas e morros, também devem ficar atentos, pois o solo está encharcado o que aumenta o risco de deslizamentos.
Cerca de 2 mil pessoas já estão desalojadas ou desabrigadas e mais de 1,3 mil casas foram danificadas. Duas pessoas morreram e 27 ficaram feridos.
Além da capital mineira, mais 23 cidades decretaram situação de emergência. A última a entrar para a lista foi Santa Rita do Jacutinga, na Zona da Mata Mineira. A chuva, que devastou a cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, ocorreu no último fim de semana. Pelo menos 250 pessoas ficaram desalojadas e 52 casa danificadas no município.