Na segunda-feira, o major Aguinaldo Lima de Barros, subcomandante da Polícia Rodoviária Estadual explicaou que um engenheiro do Dnit foi até o local, fez mais uma vistoria e recomendou a liberação de apenas uma das três pistasO mesmo problema no viaduto foi detectado há 15 dias, quando técnicos do Dnit constataram rachaduras no pavimento, fechando duas faixasO problema havia sido resolvido com uma mistura de asfalto e areia, mas com a chuva as fissuras voltaram Os danos foram atribuídos aos moradores das áreas invadidas ao longo da viaEles estariam entupindo as canaletas para a água da chuva não alagar suas residências
Caos na pista
O Anel Rodoviário passou por mais um dia de problemas na segunda-feiraNo primeiro quilômetro da via, no Bairro Olhos d’Água, na Região Oeste da capital, uma barreira caiu, atingiu um carro e deixou a pista totalmente fechada por três horas, causando um congestionamento de mais de sete quilômetros, com consequências nos dois sentidos da BR-040Seguindo pelo Anel por mais 18 quilômetros outra interdição de duas pistas, durante todo o dia, no viaduto do Bairro São Francisco, na Região da Pampulha, no sentido Vitória (ES).
O operador de produção Robson da Silva voltava de viagem quando trafegava na pista do meio do Anel, indo para casa, no Bairro Industrial, quando a barreira deslizou e atingiu o Chevrolet Corsa, que era dirigido pela namorada dele
A empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) levou mais de três horas para retirar a terra da pista, o que provocou um imenso congestionamento até a BR-040O major Aguinaldo Lima de Barros entende que diante da intensidade da chuva não é possível prever mais quedas de barreiras“Não havia nenhum indício de que poderia haver um deslizamento neste local”, justifica.
No fim de dezembro, o Estado de Minas percorreu os 26,5 quilômetros do Anel Rodoviário e mostrou, em companhia de uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual, 11 trechos em que o risco de acidentes é grande, devido à possibilidade de deslizamento de encostas, alagamentos, estreitamentos de pista, sinalização inadequada, más condições do asfalto, buracos e travessia de pedestre, todos agravados pela chuva