Devido ao excesso de chuvas, a Cemig abriu as comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que passou a liberar 1,6 mil metros cúbicos por segundo. Por isso, na tarde desta quarta-feira, o Rio São Francisco subiu 3,2 metros acima do seu nível normal em Pirapora, na Região Norte de Minas, onde foi orientada saída dos moradores de três ilhas (Coqueiros, Pimenta e Marambaia).
De acordo com o engenheiro André Cavallari, do setor de planejamento energético da Cemig, até a tarde desta quinta-feira, por conta da liberação de maior volume de água da Usina de Três Marias, o nível do Velho Chico deverá subir quatro metros acima do nível normal em Pirapora. Ele disse que desde o início da semana, a companhia, como medida preventiva, recomendou ao Corpo de Bombeiros para que fosse feita a retirada dos moradores das três ilhas que ficam localizadas próximas à área urbana da cidade. O secretário de Infraestrutura do município, José Márcio Liguori, disse que vivem nas três ilhas cerca de 40 famílias e que, no final da tarde desta quarta-feira, praticamente todas elas já tinham sido removidas. “São pequenos produtores rurais que fazem plantações nas ilhas. Muitos deles têm casas em Pirapora. Outros foram levados para casas de parentes”, disse Liguori.
O engenheiro André Cavallari disse ainda que o volume de água do Rio São Francisco também deverá aumentar no local onde deságua o Rio das Velhas, em Barra Guaicuí. Por essa razão, a Cemig também orienta aos fazendeiros das regiões ribeirinhas para retirar o gado das áreas de pastagens próximas do leito do rio, a fim de evitar qualquer prejuízo.
Ainda por causa do excesso de chuva, nesta quarta-feira, a Cemig abriu as comporta da Usina Hidrelétrica de Irapé (no Rio Jequitinhonha), onde o volume de água liberado passou para 600 m3 por segundo. “Apesar de não haver previsão de aumento significativo no nível do Rio Jequitinhonha é preciso que a comunidade se mantenha em alerta”, informa Cemig. A companhia revelou ainda que devido ao aumento do nível do Jequitinhonha, foi interditada a ponte da localidade rural de Colatino, na Zona Rural de Coronel Murta.