Mais três cidades da Zona da Mata de Minas decretaram situação de emergência. A região é uma das mais afetas pelas chuvas no estado. Os municípios de Patrocínio, Visconde do Rio Branco e Guaraciaba foram atingidos por enchentes e enxurradas. Além dessas três cidades, também entraram em alerta Moeda, na Região Central do estado, e Senador Modestino Gonçalves, no Jequitinhonha. Com isso, chega a 71 o número de cidades em emergência.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil considera oito mortos em Minas desde o início do período chuvoso em outubro. Quase 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casa e o número de moradores afetados pelos temporais chega a 2.146.838.
Palavra do Governador
No Programa Palavra do Governador desta quinta-feira Antonio Anastasia (PSDB) garantiu ações para recuperação de cidades atingidas pela chuva. “Vamos começar agora a recuperar os prejuízos e também, mais importante, desenvolver ações preventivas de médio e longo prazos para minimizar a ação das chuvas”, disse.
O governador esteve na Zona da Mata de Minas e avalou a situação no local. “Os municípios sofreram com grandes volumes de chuva nessas regiões. Tiveram, de fato, uma situação extremamente delicada e em alguns municípios, como Guidoval, tivemos um quadro de uma tragédia praticamente generalizada”, afirmou Anastasia.