O Rio Doce voltou a subir na noite deste domingo, em Governador Valadares, preocupando as autoridades e causando medo junto à população. Na sexta-feira, o rio subiu 4,15 metros acima do seu leito normal, provocando a terceira maior enchente da história do município, que atingiu cerca de 20 bairros e deixou 126 famílias (total de 490 pessoas desabrigadas). No sábado, o Rio Doce começou a baixar, dando a esperança aos desalojados de começar a retornar para a casa.
Às 14 horas deste domingo, o nível do rio baixou para 2,80 metros acima do leito normal.Mas, durante a tarde voltou a subir e ás 20 horas estava 2,86 metros acima do nível normal. Outro fato que preocupa as autoridades é a previsão de que a cidade terá fortes chuvas até esta terça-feira. Conforme comunicado encaminhado à Prefeitura de Governador Valadares pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e pelo Gabinete do Governador, no período entre a última sexta-feira e amanhã (terça-feira), as precipitações no município deverão oscilar entre 100 e 150 milímetros. Ontem à noite, caía uma chuva fina na cidade.
“A população deverá ser alertada quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas”, diz o comunicado da Defesa Civil, que t chama atenção para o risco de deslizamento. “Como o solo já está totalmente saturado, o risco de deslizamento é muito alto, independente do volume de chuva que cair”, alerta.