Bairros da cidade Tiradentes, na Região Central de Minas, estão debaixo d'água. O Rio das Mortes, que corta a região, subiu cerca de oito metros do nível normal e inundou parte do município. A situação começou normalizar nesta quarta-feira, mas de domingo até ontem, a chuva não deu tréguas para os moradores. Segundo a Defesa Civil, o Centro Histórico, onde ficam imóveis tombados como patrimônio, não foi atingido.
O representante da Defesa Civil, Airton Fernando Silva, informou que muitas famílias estão sendo retiradas de casa, com ajuda de barcos do bombeiros voluntários. Ainda não há o balanço de famílias desalojadas. Silva acredita que uma área equivalente a quase quatro campos de futebol foi coberta por água. O Bairro Vargem Baixa é o mais castigado. Tratores trabalham na retirada de lama, para que ruas sejam liberadas e moradores possam voltar aos seus imóveis.
São João Del Rei
A cidade vizinha de São João Del Rei também foi castigada pela chuva. De acordo com a prefeitura, 400 pessoas estão desalojadas, 25 desabrigados, 800 residências foram atingidas. O prefeito decretou situação de emergência na segunda-feira e informou que todas as escolas municipais estão recebendo as famílias que estão fora de casa.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Salomão Batista de Souza, nº10 - Matosinhos) e o Quartel do 38º Batalhão de Polícia Militar (Avenida Leite de Castro, nº 1277 – Fábricas) estão recolhendo doações de alimentos, colchões e cobertores.