Os estragos provocados pela chuva em Além Paraíba, na Região da Zona da Mata, surpreenderam o governador Antonio Anastasia que visitou a cidade na manhã desta quarta-feira. O município foi devastado por um temporal na última segunda-feira. Três pessoas morreram e outra continua desaparecida. E o medo continua no local, pois um dique ameaça se romper.
O governador percorreu ruas de Além Paraíba e viu de perto o drama de várias famílias que perderam casas e pertences pessoais, que foram levados pela água do Rio Limoeiro. “Só mesmo estando aqui para ver in loco o que aconteceu. Casas destruídas, comércio destruído, lamentavelmente perdas de vidas humanas, as ruas foram completamente arrasadas”, afirmou Anotnio Anastasia, que completou. “Temos de fazer agora um trabalho imediato de reconstrução e de volta à normalidade, que significa o abastecimento de água que é nossa prioridade, ao mesmo tempo, atendimento médico, abastecimento de gêneros alimentícios e de tal modo que haja também o início das limpezas das cidades, especialmente dessas ruas que foram muito afetadas”, disse.
Solidariedade
Nesta quarta-feira, quinze toneladas de donativos e materiais de ajuda humanitária foram encaminhados a famílias atingidas pela chuva no Estado. Um comboio do Corpo de Bombeiros levou alimentos, leite em pó, roupas, calçados, material de higiene e limpeza e fraldas descartáveis para os municípios de Jeceaba, Juatuba e São João del-Rei, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, na Zona da Mata.
Ao todo, já foram arrecadadas 130 toneladas de alimentos e outros materiais essenciais ao suprimento das necessidades básicas da população, como higiene e limpeza. A campanha está sendo executada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).
Estragos
Subiu para 127 o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa da chuva. O que mais impressiona no boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desta quarta-feira, é o aumento de pessoas desalojadas, que dobrou. Até ontem 12.875 tiveram de deixar suas casas e nesta quarta subiu para 25.514 pessoas.
O estado já registrou 15 vítimas no período chuvoso e ainda apura a morte de um jovem em Ponte Nova. Três pessoas estão desaparecidas, portanto o número de mortos pode chegar a 19.
Com Agência Minas