(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Por determinação da presidente, geólogos monitoram as áreas de risco em MG


postado em 16/01/2012 06:55 / atualizado em 16/01/2012 07:00

Quatorze profissionais do CPRM – Serviço Geológico do Brasil trabalham nas avaliações de risco geológico em Minas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Luis Carlos Martins, em Minas a ação será potencializada na Zona da Mata, em cidades como Guidoval, Dona Euzébia, Ubá e Guiricema. Inicialmente, 20 municípios devem ser contemplados. A expectativa é de que as primeiras informações dos trabalhos feitos sábado e domingo comecem a ser repassadas hoje.

“Pretendemos consolidar os dados para que façam parte da avaliação de danos dos municípios que decretaram situação de emergência. Depois, teremos uma avaliação de cada um e, assim, o retrato do que precisa ser trabalhado. Esperamos que essas informações, principalmente sobre Ouro Preto, que tem muitos riscos de deslizamentos, possam nos ajudar. Por meio delas poderemos adotar medidas como alertas e retirada de pessoas das áreas de maior perigo”, afirma o coronel Martins. A Defesa Civil estadual vai negociar com o governo federal a atuação dos profissionais do Serviço Geológico do Brasil também em cidades com histórico de deslizamentos. “A tendência é termos chuva até março, e, no Leste do estado, por exemplo, temos cidades preocupantes”, ressalta.

A partir do análise no local, os especialistas em solo geram um relatório a ser enviado para as prefeituras e as defesas civis estaduais e nacional. As equipes estarão preparadas para ficar a postos durante todo o período chuvoso, de acordo com a demanda das defesas civis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)