O temporal que atingiu a Grande Belo Horizonte entre a noite dessa sexta-feira e a madrugada deste sábado deixou milhares de pessoas sem luz. Embora não informe quantos consumidores foram afetados, a Cemig esclareceu que dezenas de bairros de Santa Luzia, Vespasiano e Lagoa Santa tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompindo. O problema também foi registrado na capital, mas segundo a Cemig poucas casas, em bairro distintos, foram afetadas.
“A previsão é de que novas pancadas de chuva forte atinjam a região até este domingo. Como a temperatura caiu, a possibilidade de granizo é pequena. Mas podemos ter rajadas de vento com velocidade superior a 40 km/h”, alerta o meteorologista Adelmo Correia.
Em Belo Horizonte, a assessoria da Defesa Civil Municipal informou que apenas uma queda de árvore foi registrada na Rua Herculano Lopes, Bairro Barroca, Região Oeste de Belo Horizonte. Já o Corpo de Bombeiros registrou seis quedas de árvore na cidade, além de um risco de desabamento de imóvel.
Segundo os bombeiros, uma casa localizada na Radialista Abel dos Santos, Bairro Céu Azul, Região da Pampulha, apresentou dezenas de rachaduras. Os militares foram acionados pela família por volta das 2h25. Após vistoria, os bombeiros orientaram os moradores a deixar o imóvel preventivamente e passaram o caso para a Defesa Civil.
Conforme a BHTrans, no começo da manhã havia um ponto de alagamento na trincheira da Avenida Vilarinho, entroncamento com a Cristiano Machado, que forçou o tráfego a fluir por apenas uma faixa no sentido Centro-Bairro. Além disso, dois semáforos estavam em flash, em pontos não informados pela BHTrans, mas que rapidamente voltaram a operar novamente.
A Cemig esclareceu que cerca de 150 técnicos estão empenhados em restabelecer o fornecimento de energia elétrica na Grande BH. A previsão é que até o fim da tarde todo o serviço seja normalizado.