Conforme alerta emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte, choveu forte na tarde deste sábado na capital. A aproximação de uma nova frente fria, associada com o calor, provocou pancadas de chuva na região metropolitana.
O Corpo de Bombeiros recebeu dois chamados de alagamento nas ruas Pará de Minas e Divino, no Bairro São Benedito, em Santa Luzia. A BHTrans informou que em um trecho da Avenida Vilarinho onde houve alagamento ontem o trânsito flui em apenas uma faixa. A chuva desta tarde complicou a situação de escoamento na trincheira da avenida e equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) trabalham no local.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, choveu de 10 a 15 milímetros com registro de ventos de 44 km/h na capital. Em apenas uma hora de precipitação a temperatura despencou da média de 25 para 20 graus. Ainda segundo o meteorologista, o acumulado de chuva em BH em janeiro já chegou a 417 milímetros, 41% a mais que o esperado para todo o mês.
“Um aglomerado de nuvens veio da Região Oeste de Minas, passou pela Grande BH e se deslocou para a Zona da Mata”, afirma Ruibran. Quem vai pegar estrada precisa se preparar para chuva durante a viagem. Há previsão de precipitações na BR-381 de BH a João Monlevade (região Central) e na BR-040 da capital a Juiz de Fora (zona da mata do estado).
O alerta para temporais na Grande BH continua para a noite deste sábado e madrugada de domingo. A Comdec recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados.
Emergência
Chega a 216 o número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas Gerais por causa das chuvas que têm atingido o estado. Caratinga e Guaraciama foram as últimas cidades a entrarem para a lista.Segundo a Defesa Civil, mais de 100 mil pessoas ficaram desalojadas, quase 9 mil desabrigadas e já foram contabilizadas 18 mortes e um desaparecimento desde outubro do ano passado.