A nova configuração do metrô de Belo Horizonte começa a sair do papel De acordo com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) estão sendo feitos estudos geológicos para a construção da linha 3(Lagoinha-Savassi) na Avenida Afonso Pena, Região Centro-SulA avenida terá três das cinco estações, sendo uma próxima ao Palácio das Artes, outra na Praça Sete e a terceira na Praça Rio Branco (da Rodoviária)Toda a linha 3 é subterrânea “Existem estudos geológicos em toda a cidadeBelo Horizonte está em uma região rochosa, mas favorável do ponto de vista da estabilidade do terreno”, garante o prefeitoAs sondagens, segundo Lacerda, também estão avaliando as condições para construção de estacionamentos subterrâneos no centro da capital
O diretor técnico do Instituto Mineiro de Avaliações e Perícias em Engenharia (Ibape), Clemenceau Chiabi, explica que as sondagens são procedimentos simples, que não afetam o dia a dia da capital“São furos feitos para a prospecção do subsolo”, informa ChiabiEle detalha que com a sondagem é possível saber a capacidade de peso que o solo suporta, o nível dos lençóis de água e a profundidade das rochas
No dia 29 será lançado o edital para contratação dos projetos executivos das obras, depois do adiamento de um mês, que segundo Lacerda deve ser creditado ao governo federal
Além da linha subterrânea Lagoinha-Savassi, a licitação vai incluir a modernização da linha 1 (Eldorado-Vilarinho) e da linha 2 (Barreiro-Calafate)De acordo com o prefeito, a linha 2 deve ser concluída antes, pois algumas obras já foram iniciadas, frutos de convênios anterioresO custo total para as obras é de R$ 3 bilhõesDo total previsto, R$ 1,7 bi é da União, sendo que R$ 700 milhões desse total serão emprestados ao governo estadualO restante, R$ 1,3 bilhão, será viabilizado pelo Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte e a empresa a ser contratada, através de concorrência na modalidade PPPA capacidade de transporte será elevada de 180 mil para 800 mil passageiros por dia
Estatuto novo O prefeito também destacou a necessidade de modernizar o estatuto da Trem Metropolitano S.A
A Metrominas tem participação do governo estadual (50%), Prefeitura de Belo Horizonte (35%) e Prefeitura de Contagem (15%)Melles é o presidente do conselho e nomeou o subsecretário da Setop, Fabrício Torres Sampaio como presidente da Metrominas, mas o secretário acredita que os nomes podem ser modificados de acordo com a vontade do governador
Fora da Copa Segundo Lacerda, também está sendo feito um levantamento de linhas ferroviárias desativadas que podem ser utilizadas no transporte de massaO prefeito ressaltou, mais uma vez, que as obras do metrô não fazem parte das melhorias previstas para a Copa’ 2014A construção do metrô de Belo Horizonte foi iniciada na década de 80, pelo governo federal, aproveitando o traçado de antiga linha ferroviária, deixando o transporte de cargas em linhas paralelasApós 25 anos do início de suas obras, o metrô de Belo Horizonte opera uma única linha, com uma extensão de 28 km, ligando a Região Oeste (Bairro Eldorado, em Contagem) à Região Norte, no Bairro Vilarinho, em Venda Nova.