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Estado de Minas

Obras para Copa das Confederações só ficarão prontas às vésperas do evento

Ensaio para o Mundial de 2014, Copa das Confederações vira desafio para BH a 16 meses do torneio.


postado em 13/02/2012 06:26 / atualizado em 13/02/2012 11:07

Obra para implantação do BRT (transporte rápido por ônibus) na Avenida Cristiano Machado: novo cronograma prevê conclusão de corredores no mês da Copa das Confederações(foto: Beto Novaes/Em/D. A Press)
Obra para implantação do BRT (transporte rápido por ônibus) na Avenida Cristiano Machado: novo cronograma prevê conclusão de corredores no mês da Copa das Confederações (foto: Beto Novaes/Em/D. A Press)
 

Belo Horizonte passa por transformações para sediar a Copa do Mundo em 2014, mas também corre contra o tempo para se submeter e ser aprovada no principal teste de infraestrutura e serviços antes do Mundial. Daqui a 16 meses, a cidade receberá turistas para pelo menos dois jogos da Copa das Confederações com obras ainda em andamento, intervenções no trânsito recém-concluídas e pouca margem para eventuais atrasos. O torneio internacional, marcado para junho do ano que vem, reúne o campeão mundial, o anfitrião da Copa e vencedores de torneiros continentais. A edição da África do Sul, em 2010, atraiu 110 mil visitantes e foi vista por 550 milhões de pessoas em todo o mundo.

Levantamento do Estado de Minas aponta que o cronograma para a Copa das Confederações está apertado, especialmente quando o assunto é transporte. Intervenções importantes têm previsão de conclusão justamente em junho de 2013, caso do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus), ou até depois dos jogos, como a reforma do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. Outras obras, como a Via 710 (ligação entre as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado) e o novo terminal rodoviário do Bairro São Gabriel só ficam prontas depois da Copa das Confederações.

Os desafios para quem visitar BH em junho do ano que vem devem começar já na chegada. Os fãs de futebol que desembarcarem no aeroporto de Confins vão se deparar com a reforma do terminal em andamento. As obras começaram em setembro do ano passado, mas só terminarão em 30 dezembro de 2013, conforme informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Nas últimas etapas serão concluídas, por exemplo, a reforma e a adequação do check-in e do check-out e a instalação das esteiras de bagagens no térreo. Com investimentos de R$ 237 milhões, a capacidade será ampliada em 1,4 milhão de passageiros por ano, atingindo 11,6 milhões.

O trânsito também pode ser problema. Se a tendência de crescimento da frota registrada em 2011 for mantida, Belo Horizonte terá pelo menos mais 150 mil veículos no intervalo de um ano e meio até a Copa das Confederações. Além disso, a cidade, se a previsão não mudar, terá acabado de estrear um novo modelo de transporte, o BRT. Os três corredores serão as avenidas Antônio Carlos/Pedro I – que dá acesso ao estádio do Mineirão –, Cristiano Machado; e avenidas Paraná e Santos Dumont, no Centro. Segundo o presidente da Empresa de Trânsito e Transporte de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor Cesar, as obras ficam prontas em junho do ano que vem, às vésperas da Copa das Confederações.

Testes Para especialistas, a conclusão de intervenções do BRT tão perto do torneio pode dificultar a prevenção de problemas na implantação do sistema. “Se inaugurarem na época da Copa das Confederações, não vai haver nem um pré-ensaio daquilo que já é um ensaio para a Copa do Mundo. Por isso, o planejador da obra deve tomar cuidados para que a margem de erro seja diminuída”, diz Paulo Rogério da Silva Monteiro, mestre em engenharia de transportes e consultor de trânsito. Para ele, o ideal seria que a operação de todos os sistemas fosse familiar ao órgão gerenciador do trânsito meses antes do evento.

Para que o sistema de BRT comece a funcionar antes da Copa das Confederações, novos atrasos terão de ser evitados. As obras já sofreram duas mudanças no cronograma. As datas atuais não são as previstas na Matriz de Responsabilidade firmada em janeiro de 2010 entre o Ministério do Esporte, o Governo do estado e a Prefeitura de Belo Horizonte. Todas as intervenções listadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão com prazos de início e término diferentes da promessa inicial. Também tiveram mudanças de cronograma em relação ao apresentado pela prefeitura em julho do ano passado. Em julho de 2011, as três linhas de BRT estavam previstas para começar a operar em março de 2013 – e não em junho.

Apesar do prazo curto, o presidente da BHTrans avalia que o trânsito de BH suportará as duas copas. “Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura viária, especialmente com as obras do BRT, e também desenvolvendo planejamentos estratégicos para os dias de jogos”, afirma. Para junho do ano que vem também está marcada a conclusão da Central de Controle de Tráfego da BHTrans, unidade de monitoramento que vai gerenciar o trânsito nas ruas de capital. Segundo o presidente da BHTrans, o edital da licitação já foi publicado, 100 câmeras foram compradas (61 estão em operação) e o prédio deve começar a ser construído em junho, na sede da BHTrans, no Bairro Buritis, Região Oeste da cidade. A central, anunciada inicialmente para ficar pronta em abril deste ano, também já foi prometida para março de 2013, mas somente três meses depois deverá ser concluída

SAIBA MAIS
Competição reúne campeões

A Copa das Confederações é uma competição que reúne desde 1992 os vencedores dos títulos continentais de cada uma das seis confederações ligadas à Fifa. A partir de 2005, na Alemanha, o campeão mundial e o país-sede do mundial de seleções passaram a integrar o evento, sempre um ano antes da Copa do Mundo. No ano que vem, a competição será aberta em 15 de junho, em Brasília. Além da Espanha, detentora do título de campeã da última Copa do Mundo (2010), e do Brasil, sede dos jogos, já garantiram sua participação México, Japão e Uruguai. Os demais serão as seleções vencedoras da Copa Africana de Nações de 2013, da Copa das Nações da Oceania de 2012 e da UEFA Euro 2012. A edição inaugural da competição ocorreu em 1992, com o nome de Copa do Rei Fadh, na Arábia Saudita. O campeão foi a Argentina. O Brasil não participou dessa edição, mas marcou presença em outras cinco e se tornou o maior vencedor, com três títulos, um a mais que a França.


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