Em uma madrugada de sábado para domingo, o advogado Alan de Andrade Pereira, de 31 anos, estava dirigindo quando por pouco não foi assaltado na Avenida do Contorno, no Bairro Prado, na Região Oeste“Furei o sinal e fui emboraLiguei para o telefone 190 para fazer a denúncia, mas ninguém atendeu”, dizPouco tempo depois, a situação se repetiu na esquina da Raja Gabaglia com a Barão Homem de Melo, no Bairro Estoril, também na Região Oeste“Graças a Deus, eu percebi a tempo e engatei uma ré, deixando dois motoqueiros sem ação”, contouDessa vez ele conseguiu falar com a polícia, mas foi exigido ponto fixo para registrar a ocorrência, o que não era o caso“Fico imaginando como será na Copa do Mundo”, acrescentou, fazendo um questionamento que muito se ouve sobre diferentes problemas.
Não é só o trânsito que passará por prova de fogo na Copa das ConfederaçõesA segurança também terá que mostrar que está preparada para atender os mais de 70 mil torcedores que irão assistir aos jogos da Copa das ConfederaçõesApesar de poder passar sem algumas obras viárias, a segurança é um item que não pode ficar para 2014De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o principal eixo do planejamento de segurança de Minas é o Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), onde ficarão reunidas as polícias Civil, Militar e Federal, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e agentes da Prefeitura Municipal.
No CICC, conforme a secretaria, será possível filtrar ocorrências, notificá-las e atendê-las de forma ágilTambém será possível monitorar áreas estratégicas como aeroportos, o estádio Mineirão, hotéis oficiais, fun fests, áreas de concentração de torcedores e turistas
NO ESTÁDIO
A força pública será integrada por profissionais que irão trabalhar dentro das arenas, conhecidos como stewardsEsse modelo será padrão para todas as sedes, incluindo BH.“A Copa das Confederações não é treinoNão podemos pensar em falhas”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Minas Gerais, Edson PintoEle foi um dos integrantes do primeiro encontro entre a gerência geral de segurança do Comitê Organizador Local (COL) e os representantes das entidades de classe e patronais das empresas de segurança privada, realizado em janeiro.
Segundo o Pinto, a proporção nos estádios é de um segurança a cada 44 torcedoresTomando essa proporção como base e levando em consideração que a capacidade do Mineirão é de 69.950 lugares, serão necessários pelo menos 1.590 profissionais da segurança privadaO gerente geral de segurança do COL, Hilário Medeiros, explica que os agentes de segurança interna são considerados peças fundamentais no novo conceito de segurança, o não confrontacional.
“Os stewards agem como organizadores dentro dos estádios, fazendo com que o local seja um ambiente familiar e o torcedor é tratado como um cliente”, dizAlém dos jogos, as cidades também se mobilizarão para realizar as fun fests em todas as sedes, onde milhares de pessoas participarão de shows gratuitos“Como as forças de segurança pública não irão atuar prioritariamente dentro dos estádios, elas ficarão menos sobrecarregadas para agir em áreas públicas e nas fun fests”, acrescenta.
O Ministério da Justiça já definiu algumas questões importantes, como a grade curricular para curso de extensão que será oferecido aos vigilantes formados e fiscalizados pela Polícia Federal“Todos deverão passar por esta especialização até a Copa das Confederações”, avisa MedeirosSegundo ele, as principais armas passam a ser a qualificação do profissional, o trabalho de monitoramento em larga escala e a utilização de equipamentos de segurança para detecção de armas e metais.
A revista já é feita na passagem da área pública para o perímetro interno, onde só entrarão pessoas portadoras de ingressos
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
A administração municipal pretende melhorar a infraestrutura viária e de transporte público priorizando o transporte de massa e mudanças operacionais de trânsito nos dias de jogos da Copa das Confederações e da Copa do MundoUm empresa paulista já foi contratada para elaborar um planejamento aliando o BRT a outros modaisO início do trabalho em Belo Horizonte está marcado para janeiro de 2013 e deverá se estender seis meses depois da Copa do MundoO plano operacional prevê esquemas para transporte de turistas, delegações, autoridades e jogadores aos estádios nos dias de jogosParalelamente, um planejamento de tráfego está sendo elaborado por uma empresa contratada pela Secopa para o entorno dos estádiosO plano contempla mudanças de sentido de circulação de algumas vias, alargamento de passeios e criação de linhas de ônibus especiais.
ESTÁDIOS PRONTOS
Os estádios Mineirão, onde serão realizados os jogos, e Independência, que receberá treinos, serão finalizados ainda neste ano, conforme informações da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa)A entrega deste último está marcada para o mês que vem, enquanto o Mineirão deverá ficar pronto em dezembro.
Raio X da locomoção
RODOVIÁRIA SÓ EM 2014 Para quem vai chegar a Belo Horizonte de ônibus na Copa das Confederações, o desejo de desembarcar no novo terminal rodoviário do Bairro São Gabriel também precisará esperar mais um poucoConforme a previsão da BHTrans, somente em meados de 2014, em plena Copa do Mundo, a nova rodoviária ficará pronta.
METRÔ NEM PARA A COPA DO MUNDO Apesar do anúncio de investimento de R$ 2,95 bilhões para investimento no metrô da capital, ainda não há previsão de quando efetivamente as obras vão começarCom o recurso previsto no PAC Mobilidade Grandes Cidades será possível ampliar a capacidade do serviço de 170 mil para 850 mil passageirosMas a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) já avisou que não haverá metrô para a Copa.
ANEL RODOVIÁRIO EM OBRAS A reforma do Anel Rodoviário de Belo Horizonte só será iniciada em junho de 2013, ou seja, exatamente no mês em que ocorre a Copa das ConfederaçõesAinda nem está certo quem será o responsável pela revitalização da via, uma das mais movimentadas da capital e acesso estratégico para aeroportos e o Mineirão.
VIA 710 SÓ DEPOIS DA COMPETIÇÃO Importante intervenção para a mobilidade em Belo Horizonte prevista no PAC, a Via 710 (ligação entre as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado) também só vai ficar pronta depois da Copa das ConfederaçõesConforme a prefeitura, a meta é entregar a obra
em novembro de 2013Já a Via 210 (Via do Minério/Tereza Cristina) deve ser concluída a tempo, em novembro deste ano.
TÁXI AINDA ESPERA LICITAÇÃO Este mês será lançado o edital de licitação para licenciar 601 novas placas de táxis (541 convencionais e 60 acessíveis)Os veículos, que devem começar a operar em agosto, se seguidos os prazos da licitação, vão se somar aos 5.459 existentes hoje para tentar atender a demanda já existenteA avaliação da PBH é de que esse número atenda a demanda.