Jornal Estado de Minas

Santa Casa de Belo Horizonte inaugura ala para tratamento do câncer infantil

Crianças que lutam contra o câncer passam a ter, em Belo Horizonte, mais uma referência no tratamento da doença. A Santa Casa inaugura hoje, às 9h30, a Unidade de Oncologia Pediátrica Dr. Eduardo Nascimento. O setor foi construído com recursos angariados pela Fundação Sara Albuquerque, que atende famílias de crianças e adolescentes com câncer. A ala tem 430 metros quadrados, 18 leitos de enfermaria e um de isolamento e outras estruturas.



O presidente da entidade, Álvaro Costa, ressalta a importância das parcerias para aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes com câncer. “Tão importante quanto o conhecimento científico e o acesso a técnicas e medicamentos é a forma como essas crianças são atendidas nas unidades de saúde. Um ambiente lúdico e agradável as ajuda a enfrentar o tratamento, que costuma ser muito doloroso”, lembra Costa.

A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, entre 1996 e 1997. O alto custo do transplante de medula fez com que a família, amigos e colegas lançassem uma campanha para arrecadação de recursos. A criança morreu em novembro de 1997, antes do procedimento. Com parte dos recursos arrecadados ainda em mãos, os pais da menina decidiram usar o dinheiro para auxiliar famílias que passavam pela mesma dificuldade. Em junho de 1998, foi instituída em Montes Claros, Norte do estado, a Fundação Sara, para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes. Desde 2009, a entidade mantém uma casa de acolhimento também em BH, na Rua Pouso Alto, 285, Bairro São Lucas.

audima