As causas da pane em uma das linhas de transmissão da Cemig, apontada como a responsável por um blecaute em Belo Horizonte e algumas cidades da região metropolitana na noite de sexta-feira, continuam sem explicação. A assessoria de imprensa da companhia energética informou ontem apenas que as circunstâncias da falha ainda estão sendo investigadas e que, por enquanto, não está prevista a divulgação de mais detalhes sobre o blecaute.
A falta de energia ocorreu na linha de transmissão Barreiro-Bonsucesso, na Região Oeste da capital. Uma pane atingiu a subestação de transmissão do Barreiro e provocou um efeito dominó. Foram afetadas, em seguida, as subestações do Sion, Bonsucesso e Cidade Industrial. A linha está isolada.
A real extensão do apagão também é um mistério. As primeiras informações, na sexta-feira, davam conta de que não seria possível contabilizar o número de consumidores nem de locais afetados, devido ao curto intervalo de tempo da ocorrência – segundo a Cemig, o problema durou, em média, 15 minutos e em alguns locais houve apenas picos de energia. Mas, ontem, a assessoria da empresa disse que não divulgaria os dados porque eles não teriam sido repassados pela área responsável.
O blacaute deixou pelo menos 17 bairros às escuras na capital. Na região metropolitana, foram atingidos os municípios de Contagem (bairros Jardim Industrial e Eldorado) e Betim. Em Belo Horizonte, o problema começou às 20h18 e atingiu, principalmente, bairros da Região Centro-Sul, como Luxemburgo, Anchieta, Santa Lúcia, São Bento e Belvedere, e Oeste, como Buritis e Palmeiras. No Buritis, moradores relataram ter visto um clarão antes de todo o bairro ficar totalmente às escuras. Universidades e escolas de vários pontos da cidade interromperam as aulas, temendo que a luz não voltasse.
A energia foi restabelecida gradativamente e, de acordo com a estatal, às 21h de sexta-feira a situação havia sido normalizada. Pane semelhante ocorreu na Região Central do estado, onde Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Belo Vale, Jeceaba e Ouro Branco ficaram sem luz por mais de uma hora no início da noite. A causa do problema também foi uma falha no sistema de transmissão da subestação de Lafaiete, segundo a Cemig. De acordo com a estatal, as ocorrências da capital e do interior não têm relação entre si.