No fim da manhã deste sábado a polícia começou a cercar a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM), Rotam, Cavalaria e Batalhão de Eventos ocuparam a praça na tentativa de impedir a realização da festa pós-carnaval, do bloco “Vou passar a noite com elas”, programado para esta tarde. O evento foi barrado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que também enviou fiscais ao local.
A convocação para a festa foi feita pelo Facebook. Das cerca de 15 mil pessoas que foram convidadas, até o começo desta semana mais de 4 mil haviam confirmado presença. A festa não está autorizada pela prefeitura que avaliou o impacto e o prejuízo que o evento causaria para moradores da região e ao patrimônio público. A expectativa da PM é pela chegada dos participantes, marcada para 14h. Ontem a corporação emitiu um alerta recomendando que as pessoas não compareçam à praça neste sábado.
O bloco pós-carnaval deste sábado pode ser o terceiro flash mob (festas instantâneas convocadas por meio das redes sociais) programado na capital mineira. O primeiro, a Cobre Folia, foi marcado para 10 de fevereiro, em frente à Fumec, no Bairro Cruzeiro, Região Centro-Sul. A Polícia Militar, depois de uma reunião com o Ministério Público e a prefeitura, ocupou preventivamente o local e a festa não ocorreu. O segundo, foi a Cidade Love, que ocorreu no último sábado no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste, e deixou rastro de vandalismo. Os moradores se escandalizaram com a baderna gerada no bairro.