A Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras entrou com uma ação cautelar na Justiça para pedir uma liminar para suspender a celebração de Saint Patrick's Day, marcada para o próximo sábado no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nesta quinta-feira termina o prazo dado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) à prefeitura da capital para informar o parecer de alguns órgãos sobre a realização do evento.
A ação foi entregue pelo advogado da associação por volta das 14h desta quinta-feira, e foi distribuído para o Juiz Octavio Augusto de Nigris, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal. “Eu aguardei o juiz para despachar junto com ele, para tentar a liminar para suspensão da festa ainda hoje. Mas, ele ainda vai avaliar o processo e só dever ter uma decisão no fim da noite ou na manhã desta sexta-feira”, explica o advogado Wilson Campos.
Os moradores entraram na Justiça depois que o MP foi favorável ao evento. “Como o Ministério Público não entrou na Justiça para pedir a não realização do evento, nós moradores fizemos isso”, afirma o presidente da associação de moradores, Marcelo Marinho Franco, que completa. “Lamentamos que aqueles que seriam responsáveis pela preservação da integridade do parque sejam os grandes defensores deste evento, que é de uma tradição problemática, que deixa rastro de depredação e sujeira pela cidade”, desabafa.
Em relação aos documentos exigidos pelo MP, a Fundação Municipal de Parques e a Diretoria de Parques da Área Sul informou que foram todos entregues. “Os organizadores conseguiram entregar os laudos de todos os órgãos pedidos pelo MP. Com isso, a festa está confirmada para sábado”, afirma Homero Brasil Filho, diretor de Parque da Área Sul. O em.com entrou em contato com o MP que não soube informar se os documentos foram realmente entregues à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo.
O evento será feito para 7 mil pessoas, que terão ingresso para entrar no local. Nessa quarta-feira, a Polícia Militar (PM) fez um apelo para quem pretende ir à festa e não tiver o ingresso, não compareçam ao local onde acontecerá a comemoração. Pedido reiterado pelo diretor do parque. “Aqueles que não tiverem o convite não vá para não tumultuar a região”, diz.