A Justiça acatou no final da tarde desta sexta-feira a solicitação da Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras e concedeu liminar, cancelando a festa Saint Patrick's Day, marcada para este sábado, no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Caso descumpra a decisão, a Prefeitura de Belo Horizonte terá de pagar multa de R$ 200 mil. “O Juiz concedeu a liminar pelo cancelamento da festa, oficiando as autoridades competentes, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, organizadores e demais órgãos competentes pelo parque”, relatou o advogado dos moradores, Wilson Campos.
O defensor ainda comemorou a decisão do juiz. “Nosso sentimento é de dever cumprido. Sentimento de que o patrimônio público está como deveria, protegido”, disse. A comemoração teria a presença de 7 mil pessoas e seria realizada em uma área do estacionamento, cercada por tapumes de metal. O diretor de parque da Área Sul, Homero Brasil Filho, disse que desconhece a decisão da Justiça.
A festa já vinha causando polêmica. Inicialmente, o evento aconteceria no Parque JK, na Avenida Bandeirantes, no Bairro Sion, Região Centro-Sul da capital. No entanto, depois que a Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran) se posicionou contra a realização da festa, o evento foi transferido para o Parque das Mangabeiras.
Insatisfeitos, os moradores do Bairro Mangabeiras acionaram o Ministério Público (MP) sob a alegação que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no fim da década de 1990, que impede megaeventos na região. De cordo com o TAC, as festas realizadas no parque têm restrições de horário para preservar a tranquilidade dos moradores do entorno.
A associação também argumentou que a festa pode oferecer risco ao patrimônio natural do Parque das Mangabeiras e da encosta da Serra do Curral. O MP, entretanto, deu parecer favorável à festa e apenas fez algumas recomendações que foram seguidas pelos organizadores.
Como o evento não foi barrado pelo órgão, os moradores entraram com uma ação cautelar na Justiça para suspender a celebração de Saint Patrick's Day.
A polêmica sobre o evento, começou por causa da festa no ano passado. O evento causou tumulto no trânsito na Região da Savassi. As ruas e avenidas ficaram lotadas de pessoas que não deixaram os veículos transitarem nas vias. Segundo o BH Rugby, que era o organizador oficial do evento até 2011, 35 mil pessoas passaram pela festa.