Ouro Preto – Uma multidão saiu em procissão na histórica Ouro Preto, na Região Central de Minas, para festejar a Páscoa. A celebração da ressurreição de Cristo, que teve início ainda na madrugada deste domingo com a vigília pascal, culminou com a caminhada entre a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O percurso de três quilômetros foi cumprido sob sol forte por cerca de 5 mil pessoas.
Veja a galeria de fotos
Moradores e turistas se misturaram na procissão. Entre os figurantes mais novos estavam bebês vestidos de anjos e crianças representando santos e apóstolos. Os adultos reproduziam as figuras bíblicas que fizeram parte da vida de Cristo. Ao todo, eram mais de 170 pessoas que retratavam passos do “antigo” e do “novo testamento”. Depois da chegada ao Santuário, uma missa solene foi celebrada. O festejo da Páscoa em Ouro Preto foi encerrado à noite com a coroação da imagem de Nossa Senhora das Dores, na Igreja do Pilar.
Durante todo o dia, as mensagens dos sacerdotes aos fiéis foram de renovação e de vida nova. “A Páscoa marca o encerramento do tríduo pascal e a entrada triunfal de Cristo. É um momento de muita alegria, hora de deixar para trás o sofrimento e a dor e de seguir para um tempo de amor e fé”, afirmou dom Francisco Barroso Filho, que participou ontem da celebração da missa na paróquia do Pilar. Para o pároco da igreja, o padre Marcelo Moreira Santiago, “a procissão da ressurreição traz uma mensagem de esperança e de demonstração do amor de Cristo por nós”.