(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trânsito ruim na Avenida Pedro I


postado em 18/04/2012 06:00 / atualizado em 18/04/2012 06:47

A equipe do EM deixou a Praça Sete às 7h33 e logo no início do percurso pegou uma pequena retenção na Avenida Afonso Pena, nas proximidades do Terminal Rodoviário Israel Pinheiro (Tergip). Depois de vencido o trecho com lentidão, o trânsito fluiu sem nenhum problema por boa parte da Avenida Antônio Carlos, mesmo com o andamento das obras do BRT. O tráfego voltou a ficar lento por alguns instantes sob o Viaduto São Francisco, mas nada que aumentasse muito o tempo gasto no percurso. Até então, havia se passado apenas oito minutos desde a saída do Centro.

Mais nove minutos e o carro da reportagem chegou à Barragem da Pampulha, totalizando 17 minutos de viagem. Nesse ponto, o estreitamento natural e as obras para a Estação Pampulha do BRT representam um gargalo. Mesmo em um horário de pouco movimento no sentido bairro, há lentidão. Enquanto ônibus e carros passam para as mesmas faixas, uma pista está interditada para obras e o resultado são as filas. Seguindo pela Avenida Dom Pedro I, é possível perceber que o volume de carros que antes era absorvido mais facilmente pela Antônio Carlos não encontra tantos espaços vazios na Dom Pedro I.

Até o início da MG-010, os oito sinais da avenida contribuem para manter a situação pior do que a da Antônio Carlos. Em um deles, no cruzamento com a Avenida Doutor Cristiano Guimarães, Bairro Planalto, Região Norte, a equipe só conseguiu passar depois que o semáforo abriu e fechou duas vezes, perdendo alguns minutos no local. Depois de 26 minutos desde a Praça Sete, o trânsito desafoga, quando começa a Linha Verde. O tempo gasto do Centro até a via de trânsito rápido é sete minutos maior com relação ao mesmo trajeto em 2010. Mais dois minutos para chegar até a Cidade Administrativa, Bairro Serra Verde, em Venda Nova e outros 15 minutos até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, finalizando a viagem depois de 43 minutos. A diferença entre ontem e dois anos atrás é explicada pelas retenções encontradas na Pedro I. Em 2010, o tempo total foi de 36 minutos.

Na volta para o Centro da capital, saindo do aeroporto às 9h, novamente não há retenções na Linha Verde. São quase 16 minutos até o entroncamento com a Pedro I e mais seis até a Barragem da Pampulha. A volta pela Pedro I é marcada por vários ônibus pegando passageiros nos pontos, o que interrompe momentaneamente a faixa da direita algumas vezes. Vários carros também abusam da parada e do estacionamento em locais proibidos, mas, graças ao baixo movimento, não há retenções. Mais 11 minutos e a reportagem chega ao Complexo da Lagoinha, que está engarrafado. Para vencer o trecho entre a entrada do Viaduto B e a Avenida Afonso Pena são mais cinco minutos. Dois minutos depois, a equipe chega até a Praça Sete, concluindo o trajeto em pouco mais de 40 minutos, o mesmo tempo de 2010.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)