Do ateliê do grupo, na capital, onde foi feito todo o serviço, a imagem seguirá, na próxima semana, para o município a 84 quilômetros da capitalCom larga experiência na área e trabalhos feitos em imaginária e retábulos de todo o país, Ramos se diz impressionado com a beleza da peça de cedro Curiosamente, como ocorre com a maioria dos acervos de igrejas, ele explica, não havia cupins, embora apresentasse sinais de maus-tratos, a exemplo de repinturas inadequadas, feitas possivelmente no início do século passado, perda em alguns pontos, os quais estavam descascando, e até falta de dedos numa das mãos“Foram quatro meses de trabalho e percebemos logo que se tratava de uma obra de arteÉ um objeto de devoção para os moradores católicos e um tesouro para a comunidade.”
Na tarde de ontem, os restauradores Mauro Souza e Marçal Rosa davam os últimos retoques na imagem do santo, que, conforme a lenda, seria festeiro por excelência“Sob o braço esquerdo, ele tem um livro, que estava todo pintado e foi recuperado, tendo de volta o vermelho da capa e o dourado das letras”, diz Ramos, lembrando que o cajado, seguro pela mão direita, foi igualmente recuperado e se apoia num orifício no chão Um outro buraquinho na base denota que ali se apoiaria uma viola, que, conforme as lendas em torno da vida de São Gonçalo, simbolizaria o seu espírito festeiro
“Enquanto fomos restaurando a peça, sentia minha forças e energia renovadasÉ das imagens mais bonitas que já vi e espero que a população da cidade se emocione”, observa Mauro, lembrando que foram retiradas as tintas branca, da túnica, e preta, do manto, que desfiguravam a escultura que teve patrocínio da empresa Vale no restauro“Felizmente, a madeira foi repintada e não raspada”, diz Adriano, que aponta na superfície dourada os “esgrafiados”, fruto de uma técnica sofisticada que consistia na aplicação de uma tinta sobre o folheado a ouro: “Antes de a tinta secar, o artista a removia formando os desenhos desejados”
Campanha
Satisfeito e na maior expectativa como retorno, o titular da Paróquia de São Gonçalo, vinculada à Diocese de Itabira, padre Fernando dos Santos Andrade, adianta que haverá comemoração às 19h do dia 21, com missa, bênção e apresentação do coral Sagrado Coração de JesusNa ocasião, ele vai lançar a campanha para recuperar os altares da matriz, atribuídos a Servas – ele teve um ateliê em São Domingos do Prata – e estão cobertos de tinta branca
O Grupo Oficina de Restauro já fez o projeto e Ramos, pelas prospecções feitas, está certo de que os elementos artísticos têm douramentos e marmorizados nos tons azul e rosa“Vamos unir forças com a comunidade para levar o nosso objetivo adiante Confiamos nas empresas para nos ajudar a valorizar o patrimônio”, diz padre FernandoPara ele, a recuperação das peças sacras significa evangelização“Desde o seminário, me preocupo com a preservação da arte sacra e temos aqui um acervo ímpar, além de alarmes nas portas e janelas para evitar furtos”, ressalta o pároco.
Santo festeiro e peregrino
São Gonçalo do Amarante nasceu no início do século 13, na aldeia de Ariconha, distrito de Guimarães, em Portugal
Também está ligado à vida do santo o milagre da construção de uma ponte sobre o Rio Tâmega, que representava uma séria ameaça aos que se arriscavam a atravessá-lo Durante o serviço, o santo “fazia rolar pedras enormes e delas extraia vinho para os operários”É representado quase sempre com o hábito da ordem dominicana, tendo como atributos o cajado ou bordão de peregrino, livro, peixes nas mãos ou a seus pés e uma ponte ao fundoEm algumas representações, especialmente nas esculturas, como a de São Gonçalo do Rio Abaixo, a ponte pode aparecer servindo como base.
As festas de São Gonçalo se destinam à resolução de problemas de casamento de mulheres velhas, esterilidade e colheitasA dança é feita para se pagar uma promessa ou como recompensa para uma graça alcançadaAs celebrações podem ser em qualquer época, dependendo da promessa – inclusive é comum aproveitar a noite de São JoãoAtualmente, em Minas, a festa de São Gonçalo continua em estado quase amortecido, sendo que alguns exemplos persistem especialmente ao norte do estadoReza a lenda que o santo é festeiro, por isso mesmo tem ao seu lado uma viola.