Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), o mesmo procedimento já havia sido feito para a construção de uma alça que liga a BR-356 à MG-030
A construção da alça é a alternativa mais viável para desafogar o trânsito no Bairro BelvedereEla vai fazer a ligação entre a MG-030, em Nova Lima, na Grande BH, e a BR-356, no sentido da capital mineiraO motorista que sai dessas regiões em direção a BH passará pelo pontilhão abaixo da estrada de ferro, fará a curva para pegar a descida e, em vez de seguir pelo Bairro Belvedere, passará pela trincheira que ligará a MG diretamente à BR.
Com um aporte de R$ 7 milhões, a obra compreende serviços de alargamento com três pistas de rolamento, pavimentação e execução de obras de arte especiais – trincheira e um viaduto, no sentido Nova Lima/BHAs intervenções começaram em abril deste ano.
Na última segunda-feira, técnicos da Semad e a Polícia Militar de Meio Ambiente estiveram no local e identificaram intervenções na Estação Ecológica Estadual Cercadinho, que constitui uma unidade de conservação de proteção integral“As intervenções não atingiram a vegetação, apenas uma área arenosa Não tem impacto na fauna e nem na flora, mas pelo fato de estar dentro da unidade da vegetação, as obras foram suspensas”, afirma o secretario Adriano Magalhães, do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Também ficou constatado que as obras tiveram início sem o licenciamento ambiental, que foi pedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit) em 22 de marçoO documento está em fase de análise do Núcleo de Regularização Ambiental da SemadDevido às irregularidades, foi aplicada uma multa ao Dnit e à construtora responsável pelas obras“A multa foi de R$ 1.156 para cada um"Sei que é baixa, mas o importante é a paralisação imediata das obras”, diz o secretario.
Veja detalhes do projeto
- Foto: Arte/Soraia Piva