Quatro pessoas já morreram em decorrência da dengue em Minas Gerais este ano. Os últimos dois óbitos foram registrados nas cidades de Malacacheta, Região do Jequitinhonha, e em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, do total, três tiveram Febre Hemorrágica da doença. Em 2011, 23 pessoas morreram no Estado.
Os dois primeiros casos foram registrados em fevereiro. Trata-se de uma criança de 6 anos que morreu em 16 de fevereiro em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e de um idoso de 88 anos, na cidade de de Timóteo, na mesma região.
Este ano já foram notificados 18.543 casos da doença. Segundo a SES, desse total, seis são de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), 20 por Dengue com Complicações (DCC), 26 por dengue grave tipo 1.
Dengue ainda preocupa BH
O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em março na capital mineira apontou queda em relação à última pesquisa. O índice demonstrou que 2,2% dos imóveis pesquisados em Belo Horizonte têm a presença do mosquito. Em janeiro deste ano, o resultado foi de 3,1% de infestação. Mas os números ainda são preocupantes. Isto porque, o índice está duas vezes maior que o de padronização do Ministério da Saúde para evitar epidemia, que é de 1%.