Começam a valer a partir da 0h desta terça-feira, as alterações no trânsito da Avenida Santos Dumont, no Centro de Belo Horizonte, para obras do sistema de transporte rápido para ônibus, o BRT. O trecho entre as ruas Bahia e São Paulo ficará interditado e, segundo a BHTrans, 160 linhas de ônibus terão o itinerário alterado. Passageiros da capital e região metropolitana devem ficar atentos, pois o embarque e desembarque serão realizados em locais diferentes.
Os pontos de 67 linhas administradas pela BHTrans e outras 93 sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) passam para as Ruas Guaicurus e Caetés. No trecho fechado, serão desativados 14 pontos do transporte coletivo e criados sete alternativos em outro locais.
Na área afetada pelas obras circulam cerca de 20 mil veículos por dia. A BHTrans alerta que as mudanças vão afetar todo entorno da Santos Dumont e pede para os motoristas redobrarem a atenção. O acesso às calçadas da Santos Dumont ficará liberado para os pedestres e o comércio funcionará normalmente. Faixas de pano também ajudam na sinalização e orientação aos condutores.
Para reduzir os impactos da mudança, desde 21 de abril já começaram a valer algumas interdições na avenida, mas a maior alteração acontece na terça-feira, com a mudança de mais pontos de ônibus.
BRT
O sistema de transporte rápido por ônibus, BRT, será implantado em Belo Horizonte em dois corredores exclusivos: avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Vilarinho e Cristiano Machado, que será será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros.
Nas avenidas Paraná e Santos Dumont, o tráfego será exclusivo para o BRT, mas serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.
As obras de implantação do BRT estão orçadas em R$ 55 milhões. A etapa de alterações na Santos Dumont está prevista para acabar em outubro. O próximo passo serão as intervenções na Avenida Paraná.
Informações sobre o transporte coletivo e o trânsito podem ser obtidas na Central de Relacionamento da Prefeitura de Belo Horizonte, pelo telefone 156, ou no Portal da empresa, www.bhtrans.pbh.gov.br.