A terra voltou a tremer na tarde deste domingo em Montes Claros, na Região Norte de Minas. De acordo com informações da Defesa Civil do município, o novo abalo foi sentido por volta das 17h e assustou novamente os moradores. Conforme Mattson Malveira, técnico da Defesa Civil, ainda não há informações da magnitude da ocorrência desta tarde, mas a sensação é de que o tremor foi de menor intensidade. Apesar disso, segundo Mattson, foi o suficiente para aumentar as rachaduras de alguns imóveis que já estavam sendo acompanhados pelo órgão. No sábado, dois tremores foram registrados. No primeiro – ocorrido por volta das 10h50 e de maior intensidade -, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registou intensidade de quatro pontos na escala Richter. Já o segundo, por volta das 13h, atingiu três graus.
O trabalho de vistoria é feito por agentes do Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil municipal e estadual. São analisadas todas as rachaduras, os telhados e a estrutura das construções. Os moradores de Montes Claros que tiverem a estrutura de suas casas comprometidas, de acordo com laudo da perícia, devem acionar a prefeitura para que sejam enviados para um abrigo municipal até que uma segunda solução seja apresentada pelo governo da cidade.
Pânico
Abalos sísmicos assustaram a população de Montes Claros, no Norte de Minas, no final da manhã desse sábado. Prédios, casas, um shopping popular e a rodoviária foram afetados e o Corpo de Bombeiros ainda avalia os danos na cidade. Segundo testemunhas, moradores saíram para as ruas com pânico dos tremores de terra, que tiveram início às 10h40 e parecem ter sido os mais fortes na região, nos últimos anos. No shooping popular, a sirene de alerta chegou a disparar, indicando a urgência de se evacuar o local, que naquele momento, abrigava cerca de 1.500 pessoas.