(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ladrões furtam bananas de dinamite e detonadores em mineradora na Grande BH

Falha de segurança privada da empresa MVB poderá comprometer o cerco contra bandidos que explodem caixas eletrônicos


postado em 21/05/2012 12:12 / atualizado em 21/05/2012 13:25

(foto: Edesio Ferreira/EM DA Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM DA Press)

Uma mineradora da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi arrombada na madrugada desta segunda-feira e ladrões levaram bananas de dinamite e detonadores. A Mineradora Bela Vista (MVB) fica perto da pedreira que cerca a Várzea das Flores, numa área de preservação ambiental, na divisa entre Contagem e Betim. Segundo o cabo Nascimento, da 33ª Companhia do 18º Batalhão da Polícia Militar (PM), os criminosos levaram cerca de 100 quilos de explosivos e 250 peças para detonação. Os números são preliminares, pois ainda será feita perícia na empresa.

Segundo o militar, um vigilante saiu para fazer a ronda da manhã e por volta de 5h encontrou as portas, que dão acesso a dois paióis, arrombadas. Os cadeados foram danificados, o que permitiu a entrada dos ladrões. Em um dos galpões estavam guardados cerca de 3,3 mil quilos de bananas de dinamite, material usado para explosão de rochas na atividade mineradora. Pelo menos duas caixas foram furtadas. No segundo paiol ficam armazenados os detonadores. No local, uma caixa foi roubada.

O vigilante da empresa informou que não ouviu barulhos durante o plantão da madrugada. Não há pistas dos ladrões. De acordo com o militar, também não havia câmeras de segurança no paiol, porque o depósito não pode ter equipamentos que emitem luz ou radiação, uma medida de preservação dos explosivos.

O Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM isolou o local até a chegada da perícia. O Exército, órgão responsável pelo controle de explosivos no Brasil, também foi acionado para apurar as cirunstâncias do roubo. A Polícia Civil vai investigar o crime para saber se houve falha na segurança do material, mas a PM já adianta que o furto pode comprometer um esquema de segurança montado contra bandidos que usam os explosivos para destruir caixas eletrônicos na Grande BH. 

Explosão de caixas

Segundo a PM, o objetivo dos ladrões quando furtam as bananas de dinamite, geralmente, é explodir os equipamentos de bancos. Há meses a polícia está cercando os criminosos que praticam esse crime para entender a origem dos explosivos. De acordo com o major Gilmar Luciano, chefe da sala de imprensa da Polícia Militar de Minas Gerais, essa falha de segurança privada poderá comprometer uma questão de segurança pública. Ele informou que a empresa pode ser responsabilizada por não ter adotado os cuidados devidos no armazenamento do material.

(foto: Edesio Ferreira/EM DA Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM DA Press)


A MVB informou, por meio da assessoria de imprensa, que tem sistema de segurança 24 horas tanto na entrada quanto nos paióis da empresa. Assim que foi percebido o arrombamento, os funcionários acionaram a PM e agora a empresa aguarda a perícia para levantar dados sobre os explosivos roubados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)