Os cerca de 150 trabalhadores responsáveis pela jardinagem do campus Pampulha e do Centro Espoertivo Universitário (CEU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entraram em greve na manhã desta terça-feira. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belo Horizonte, Vilson Valdez da Silva, eles são contratados da HS Jardinagem, empresa terceirizada pela universidade.
Os trabalhadores exigem o cumprimento de um acordo firmado no Ministério do Trabalho que garante a eles cesta básica, protetor solar, melhorias no vestiário, a instalação do relógio de ponto em um local adequado, com cobertura. Segundo Valdez, o pagamento dos trabalhadores também está atrasado.
Mais cedo, eles protestaram em frente ao prédio da reitoria da instituição de ensino, e depois seguiram para a sede da empresa na UFMG, próximo à entrada pela Avenida Antônio Carlos. A assessoria de imprensa da HS Jardinagem informou que vai entrar em contato com o sindicato para saber quais são as reivindicações dos funcionários.