Os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (CDCC) da Assembleia Legislativa fazem uma vistoria das obras do BRT em Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira. A comissão quer conhecer o planejamento e as medidas adotadas para minimizar os impactos no trânsito da capital.
Os deputados também vão cobrar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) informações sobre os contratos do processo licitatório do BRT e dados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (CREA-MG) sobre intervenções nas ruas da capital. Os parlamentares apuram a denúncia de que obras teriam sido iniciadas sem a liberação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o que configuraria irregularidade.
Essa visita dos parlamentares ficou acertada em audiência pública realizada no último dia 22 para discutir o cronograma da implantação do sistema de ônibus rápidos e os reflexos de eventuais atrasos em função de problemas com o TCE e o Ministério Público de Minas Gerais.
Os parlamentares seguiram para a Avenida Presidente Antônio Carlos de van até o Viaduto São Francisco, no Anel Rodoviário. Nesse local, os deputados desceram para avaliar a nova concretagem da avenida, na pista exclusiva de ônibus que faz parte do corredor Antônio Carlos/Pedro I, ainda em construção. Nessa rota haverá uma estação para coletivos na Região da Pampulha. Os deputados seguiram para a Pedro I, para vistoriar o viaduto da barragem da lago.
Por último, no fim da manhã, a comissão segue para a Avenida Cristiano Machado e vão se encontrar como um engenheiro perto da Estação São Gabriel.