Nos 40 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foram registrados, em média, 115 ocorrências de crimes violentos por dia nos quatro primeiros meses de 2012. É o que aponta o relatório de Estatísticas de Criminalidade Violenta divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds-MG). São considerados crimes violentos homicídio tentado e consumado, roubo consumado, sequestro ou cárcere privado consumado, extorsão mediante sequestro consumado, estupro consumado e tentado.
O relatório apresenta separadamente apenas as ocorrências de homicídios consumados e dos crimes violentos contra o patrimônio, quais sejam o roubo consumado e a extorsão mediante sequestro. No 1º quadrimestre de 2012 foram feitos 1.297 registros de homicídios consumados em todo o estado, sendo quase metade (611) na RMBH. Entretanto, estes dados não refletem o número de pessoas assassinadas, já que, no caso de um triplohomicídio, por exemplo, quando três pessoas são mortas em uma mesma circunstâncias, é feito apenas um Reds.
Ao analisar os dados, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, apontou que houve uma queda de 15% nos dados de homicídios da Região Metropolitana entre os meses de março e abril (foram, respectivamente, 164 e 141 registros). Ele avaliou ainda que há uma tendência de contenção e estabilização se analisado todo o período.
Quanto aos crimes violentos contra o patrimônio, a Seds divulga a soma de roubo consumado e da extorsão mediante sequestro. Foram 20.767 em todo o estado, dos quais 12.808 ocorreram na RMBH.