Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aprovaram o indicativo de greve da categoria. A decisão foi tomada em durante uma assembleia na manhã desta sexta-feira no Instituto de Ciências Exatas (Icex).
Ainda de acordo com Armando Gil, nos próximos dias haverá discussões locais em cada unidade da UFMG para discutir a situação. Está marcada para o dia 12 de junho uma nova assembleia com os profissionais da instituição. Por enquanto não há previsão para uma paralisação na universidade.
Greve nacional
Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o Brasil estão em greve desde 17 de maio. A mobilização é coordenada pelo Andes-SN. Os servidores querem a reestruturação da carreira docente, com valorização do piso - o vencimento base hoje é R$ 557,51 para uma carga horária de 20 horas semanais - incorporação das gratificações; valorização e melhoria das condições de trabalho. “(o indicativo de greve) É uma advertência antes de paralisar. Ao mesmo tempo, damos um aviso para o governo de que também queremos reformulação da carreira”, explica o vice-presidente da APUBH.