Jornal Estado de Minas

Ônibus articulado em teste para o BRT de BH trava em avenida do Mangabeiras

O veículo seguia em uma caravana pelas ruas da capital. Testemunhas disseram que ao combustível acabou. Responsáveis pelo veículo dizem que foi uma parada para descansar e fazer fotos

Luana Cruz

- Foto: Divulgação

Um ônibus articulado, do modelo que pode fazer parte do sistema BRT (transporte rápido por ônibus) de Belo Horizonte, travou no meio da Avenida José Patrocínio Pontes, no Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo HorizonteO veículo seguia em uma caravana pelas ruas da capital, na tarde desta sexta-feira, quando houve a parada repentinaSegundo testemunhas, membros da comitiva contaram que o combustível do coletivo acabou durante o trajetoNo entanto, o responsável pelo veículo afirmou durante a tarde que foi apenas uma parada para descansar e fazer fotos

O coletivo branco circulou junto com outros veículos pelas ruas da capital na caravanaPassou pela Praça da Liberdade, Raul Soares e Praça do PapaSeguiu pelo Bairro Mangabeiras para sessões de fotos organizada pela Treviso e VolvoDe acordo com o diretor-executivo do grupo Treviso, Márcio Paschoalin, quando chegou na José Patrocínio Pontes houve uma parada para que o motorista lanchasse e fotógrafos registrassem o veículo na praça que fica perto do Hospital Hilton RochaContradizendo essa versão, às 15h45 testemunhas viram funcionários colocando combustível no ônibus em plena via púbica

No início da noite, Márcio Paschoalin informou que o BRT flagrado no Mangabeiras parou para aguardar abastecimento, uma vez que para rodar depende do diesel s-50 (combustível especial, encontrado em poucos postos)O veículo seguirá para a sede do grupo em Betim, a 40 km de BH, e por isso dependia do abastecimento.

O modelo Marcopolo Viale BRT, chassi Volvo B-340 M, foi configurado pelo grupo Treviso – que controla as viações Torres e Santa Edwiges – atendendo sugestões dos operadores de Belo Horizonte e especificações dos atuais ônibus que circulam na capital e região metropolitana

O Estado de Minas adiantou, em reportagem divulgada nesta sexta, que esse pode ser o modelo adotado pela BHTrans no sistema

Enquanto a prefeitura luta contra o calendário e enfrenta questionamentos nas licitações para o projeto, o grupo Treviso trouxe o primeiro veículo articulado para servir ao BRT, dentro dos parâmetros exigidos pela BHTransO veículo tem quase 10 metros maior que modelos mais simples de coletivos e tem capacidade para até 180 passageiro, o dobro os ônibus comunsAmanhã o coletivo segue para a Lagoa da Pampulha e para a Cidadade Administrativa em caravana.

(Com informações de Bruno Freitas)