A BHtrans avaliou na manhã desta quarta-feira dois modelos de ônibus que podem ser usados no BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) da capital. A empresa está coletando dados para definir o tipo de veículos que se adaptam à realidade da cidade. O padrão interno e externo da carroceria deve ser escolhido até julho. Essas informações coletadas vão ajudar a montar o manual desses ônibus que serão apresentados às empresas concorrentes no processo de licitação para prestação do serviço.
Os veículos passaram por testes de manobra no pátio da BHtrans, no Bairro Buritis, região oeste. O objetivo principal era verificar como os ônibus se comportam ao ultrapassar outro coletivo, simulando uma situação que poderá acontecer nos corredores exclusivos quando os veículos estiverem parados nas estações BRT. Os vistoriadores também observaram a instalação de câmeras de segurança dentro do veículos. Os coletivos avaliados hoje são da Marcopolo.
A capital terá 200 ônibus articulados, que vão circular nas avenidas Dom Pedro I e Antônio Carlos, na Avenida Cristiano Machado e Área Central. Esses corredores de tráfego contarão com 41 estações de transferência para embarque e desembarque dos usuários, sendo 25 estações ao longo das avenidas Antônio Carlos/Dom Pedro I e Vilarinho, 10 na Av. Cristiano Machado e seis nas avenidas Paraná e Santos Dumont.