Minas Gerais registrou nesta segunda-feira a nona morte por por H1N1 em 2012. Trata-se de um homem de 59 anos, que estava internado desde 11 de junho em um hospital de Passos, na Região Sul do Estado. Em 18 de junho, o estado de saúde da vítima piorou e ela não resistiu. O resultado do exame, porém, só saiu neste último fim de semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o homem não havia tomado a vacina contra a doença. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que já recebeu a notificação da cidade, mas analisa os materiais antes de confirmar a morte.
E o número ainda pode aumentar. A morte de uma moradora de Cabo Verde, no último sábado, que estava internada em um hospital de Poços de Caldas desde 22 de junho, é investigada. Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, os exames realizados na paciente já foram enviados para a Fundação Ezequiel Dias. O resultado ainda não ficou pronto.
As outras mortes já confirmadas no Estado ocorreram em outras regiões. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Minas Novas, Vale do Mucuri, um casal em Pedrinópolis e uma mulher em Coromandel, ambas cidades do Alto Paranaíba. O balanço total do número de pessoas infectadas em Minas ainda é contabilizado pela SES. Em 2011, foram constatados quatro óbitos no Estado e o recorde aconteceu no período de epidemia da doença em 2009, quando 217 pessoas morreram.