As autoridades de saúde em Minas Gerais estão em alerta. O vírus Influenza A H1N1, que causa a chamada gripe suína, já provocou 15 mortes em todo o estado e acomoteu outras 38 pessoas, que já estão curadas. A confirmação dos casos foi dada na tarde desta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo o órgão, outros 46 casos estão sob investigação, sendo que um deles já resultou em óbito, podendo ser o 16º caso.
As quatro mortes confirmadas nesta quarta-feira ocorreram em Cabo Verde, no Sul de Minas, Frutal e Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro e em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. De acordo com a SES, todas as mortes se concentram nestas três regiões do estado. O órgão ressaltou que estas são áreas com temperaturas mais baixas, propícias à propagação do vírus.
Pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos estão dentro do público-alvo que tem direito a ser vacinado gratuitamente contra o vírus causador da gripe suína. Também fazem parte do grupo crianças com até 2 anos de idade, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, indígenas e gestantes. Apenas as pessoas que têm alergia à proteína do ovo têm restrição para ser vacinadas e devem ser submetidas a uma avaliação médica antes de receber a dose.
Segundo a SES, uma nova campanha educativa será divulgada no estado. O órgão garante que tem acompanhado os dados sobre o vírus circulante no estado e afirma que medidas básicas de higiene são eficazes para prevenir a doença. Entre elas, lavar as mãos com frequencia e usar lenço ou guardanapo ao tossir.
(Com informações de Andréa Castelo Branco)