Um incêndio de grandes proporções atinge a porção sul do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. O fogo começou quarta-feira de manhã em propriedades rurais no entorno dá área de preservação e atingiu os limites do parque durante a tarde. Naquele dia, equipes de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inciaram o combate com apoio de duas aeronaves do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Na manhã desta sexta-feira, a situação ficou mais preocupante no parque e 12 bombeiros foram ao local para combate direto em solo. Segundo o técnico ambiental do ICMBio, Ronaldo Silva Matos, o fogo está na Serra do Confins, perto do Pico Montes Claros. De acordo com ele, é a região mais alta do parque. “A vegetação atingida é de campo rupestre, com matas de galeria e o cerrado propriamente dito”, relata o técnico. As linhas de fogo se alastraram por cerca de dois quilômetros.
Por volta de 5h30 desta sexta, 30 brigadistas do ICMBio e 10 voluntários seguiram para o local das chamas. O ponto onde o incêndio se espalhou só pode ser acessado de helicóptero, o que dificulta os trabalhos. Situado na serra do Espinhaço o parque tem uma área de 33,8 mil hectares que corresponde à superfície total da cidade de Belo Horizonte. O terreno envolve terras dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.