Foi finalizado no fim da tarde desta sexta-feira o combate a um incêndio de grandes proporções que atinge a porção sul do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas estão parcialmente controladas. “Tem algumas frentes que não foram controladas pois são em locais de difícil acesso. São regiões que apenas se chega com o auxílio de aeronaves”, informou o tenente Pedro Melgaço, do Corpo de Bombeiros.
O fogo começou quarta-feira de manhã em propriedades rurais no entorno dá área de preservação e atingiu os limites do parque durante a tarde. Cerca de 60 pessoas, entre brigadistas, voluntários e bombeiros fizeram o combate às chamas. Eles contaram com a ajuda de três helicópteros, um da Polícia Militar, outro da Polícia Civil, e mais um do Corpo de Bombeiros.
O trabalho dos brigadistas começou por volta de 5h30 desta sexta. O ponto onde o incêndio se espalhou só pode ser acessado de helicóptero, o que dificultou os trabalhos. Por volta das 17h50, o combate foi interrompido por falta de visibilidade e segurança. “Faltou pouca coisa para finalizar o incêndio. Em torno de 80% dos trabalhos foram concluídos”, afirma o sargento Júlio César Moreira de Paula Souza. As aeronave foram usadas para jogar água em alguns pontos do parque. Os trabalhos devem ser retomados às 5h desse sábado.
Situado na serra do Espinhaço, o parque tem uma área de 33,8 mil hectares que corresponde à superfície total da cidade de Belo Horizonte. O terreno envolve terras dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.
(Com informações de Junia Oliveira)