Nova Era – A crosta corrosiva, escura e densa formada pelos 18 mil litros de ácido sulfúrico despejados no Rio Piracicaba no vazamento de uma carreta-tanque no km 328 da BR-381, em Nova Era, na segunda-feira à tarde, esteve perto de prejudicar o abastecimento de 130 mil moradores do Vale do AçoA informação é do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Iusifith Chafit Felipe, que criticou o sistema de drenagem da rodovia por suas valas e dutos recolherem todos os resíduos que poluem a estrada e os lançar diretamente no curso d’água“O ácido desceu de uma vez para o rio quando entrou no sistema de esgotamento da rodoviaSe tivesse vazado cinco quilômetros antes, o mesmo sistema o escoaria até o ponto de captação de água de Nova Era e de Itabira”, alerta
Criticado por especialistas como uma forma de “varrer a poeira para debaixo do tapete”, o sistema de drenagem das rodovias brasileiras normalmente destina tudo que cai no pavimento para mananciais de água importantes, como mostrou a série de reportagens do Estado de Minas, Natureza atropelada, publicada no mês passadoSó na BR-381, trecho entre BH e Nova Era, o EM contou 20 equipamentos de drenagem que destinam o que coletam, seja chuva ou vazamento, direto a mananciais, em Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas e Nova EraAlguns desses pontos de despejo encontram rios importantes como o da Velhas, Vermelho, Una e Piracicaba.
A dissolução do produto corrosivo no Rio Piracicaba causou sérios transtornosHouve mortandade de peixes de várias espécies, uns boiando e sendo consumidos por urubus e outras aves nos remansos, ou jazendo no leito e margensNo Centro de Nova Era, a drenagem da BR-381 deságua diretamente no rio, o ácido exalou mau cheiro, provocou irritação nos olhos de algumas pessoas e levou a prefeitura e os órgãos ambientais a se mobilizar para conter o produto químico e alertar sobre o perigo de contato com a água contaminadaAs ações na estrada e na cidade refletiram diretamente no trânsito, que ficou congestionado nos dois locais.
Cheiro forte
Ainda nessa terça-feira, em Nova Era, havia dezenas de peixes mortos próximos às margens do Rio Piracicaba, no Centro, e a pelo menos cinco quilômetros seguindo o curso d’água até o Bairro Nossa Senhoras das Graças“Vimos a confusão e saímos da loja para ver o que era
Nessa terça-feira, a empresa responsável pelo transporte do ácido, Transportadora Borelli Ltda, providenciou a absorção do produto por uma mistura de cal e areia, que seria removida até hojeSegundo o gerente operacional da empresa, Hermann Kielblock, o motorista da empresa era experiente, mas havia se queixado de dores na nuca e na cabeça, hora e meia antes de tombar a carreta“Testemunhas disseram que viram a carreta descer a rodovia buzinando antes de tombarUma das hipóteses é que o motorista tenha passado mal e perdido o controle da carreta.
Motorista não resiste
O motorista da carreta que transportava ácido sulfúrico e tombou na BR-381não resistiu às queimaduras causadas pelo produto tóxico e morreu nessa terça-feira de madrugadaDe acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Pronto Socorro João XXIII, Wilson Domingos Júlio, de 60 anos, morreu às 3h45
O acidente ocorreu por volta das 15h desegunda-feira , no km 328 da rodovia, Wilson perdeu o controle da carreta ao sair de uma curva no sentido BH-Ipatinga, bateu na mureta central e tombouOs dois tanques furaram com o impacto e lançaram o produto tóxico na estradaUma viatura da Polícia Civil dirigida por Sérgio Vinícius Torres, de 35, foi atingida pelo ácido e motorista também foi socorrido com queimaduras de primeiro e segundo grausO trânsito no trecho da BR-381 só foi liberado às 2h de ontem.