Com o crescimento no número de casos e mortes por Influenza A (H1N1) nos últimos dias em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu que o medicamento Tamiflu 75 mg (fosfato de Oseltamivir), usado no tratamento da doença, estará disponível em todas as unidades de saúde e municípios até o fim desta semana. Nas pequenas cidades onde não há unidades de pronto atendimento 24h, será indicada uma referência - um profissional da saúde ou secretário municipal – responsável por distribuir o medicamento a qualquer hora.
No estado, já foram registrados 41 casos e 15 mortes em 2012. Estão em investigação 46 novos casos e um óbito. Cada cidade mineira deverá indicar a quantidade de medicamentos suficiente para a cobertura. Já estão disponíveis 2 milhões de tratamento que vieram do Ministério da Saúde.
Atendimento
O processo para obtenção do Tamiflu em unidades de saúde ficou mais simples, conforme informou a SES. Não são mais necessários os documentos que antes eram cobrados. Agora, o paciente que estiver com sintoma gripal, quando procurar uma unidade e houver prescrição para o medicamento, pode receber imediatamente o remédio. Não é necessário esperar pelo exame clínico que fica pronto em quatro dias, pois a indicação de eficácia do Tamiflu é de 48 horas após contaminação pelo vírus.