Moradora do Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e trabalhando num hospital, Sabrina sabe dos perigos aos quais as crianças estão expostas no trânsito“Mais do que manter os filhos sentados na cadeirinha, é preciso ficar atento ao cinto de segurançaPor isso mesmo, comprei um adicional para proteger melhor a Júlia”, afirmou enquanto fechava o equipamento extra comprado para a menina“Se a criança ficar solta no banco, e ocorrer uma freada brusca ou acidente, ela pode ‘voar’ em direção ao para-brisa e bater a cabeçaPrecisamos evitar ao máximo todo tipo de risco.”
Em Minas, nem todos os pais agem corretamente como a enfermeira SabrinaDe acordo com dados da Polícia Civil, houve crescimento de 36,73% no número de infrações, por transporte de crianças, sem observação das normas de segurança – 897 (entre janeiro e maio) contra 656 multas (no mesmo período de 2011)No fim de 2010, quando a lei de obrigatoriedade das cadeirinhas entrou em vigor, pela Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o número de infrações foi de 1.889, com queda de apenas quatro infrações no ano seguinte.
A ameaça à vida das crianças no trânsito em Minas, que tem a maior malha viária do país, está presente também no recém-divulgado Mapa da violência 2012/Crianças e adolescentes, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Centro Brasileiro de Estudos Latino-AmericanosO estado é o primeiro da Região Sudeste em número de crianças e jovens de até 19 anos mortos no tráfego
A taxa de mortalidade no trânsito, por grupo de 100 mil habitantes, também põe Minas em destaque negativoCom salto de 6,3 para 8,9/100 mil, o estado saiu da 21ª posição no país, em 2000, para o 14º lugar no ranking nacional em 2010O aumento foi de 40% na taxa de óbitos por acidente viário
Falta fiscalização
Na tarde dessa sexta-feira, ao buscar o filho de cinco anos numa escola do Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, uma mulher, que pediu para não ser identificada, disse que o carro estava sem a cadeirinha“Eu tenho o equipamento no meu veículo, mas hoje, infelizmente, vim com o carro do meu irmão, pois o meu está na oficina”, desculpou-se, com um sorriso
Os especialistas da área acreditam que falta mais fiscalização“No Brasil, houve a banalização do risco, e os números mostram issoÉ claro que os pais não querem ver os filhos expostos aos perigos, portanto devem ficar sempre atentos, ao mesmo tempo em que as autoridades precisam manter a vigilância”, afirma o professor de engenharia do transporte da PUC Minas, Paulo Rogério Monteiro
O consultor em engenharia de tráfego e professor universitário Frederico Rodrigues também está certo de que a dobradinha fiscalização e conscientização é a melhor pedida para garantir a segurança das crianças
O que diz a lei
A resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que crianças de até 7 anos e meio sejam transportadas no banco traseiro de veículos, com cadeiras e dispositivos de segurançaQuem não cumprir a lei fica sujeito a multa de R$ 191,54 e a levar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (infração gravíssima), além de ter o veículo retido até solucionar o problemaA regra geral diz que crianças de até 10 anos devem ser sempre transportadas no banco traseiro
Descuido
897
Número de multas por transporte de crianças fora das regras em MG entre janeiro a maio
656
Total de infrações registradas pelo mesmo motivo entre janeiro e maio do ano passado