Quase dois meses depois que uma carreta em alta velocidade desceu a Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de BH, e tombou, arrastando carros e matando três pessoas, um novo radar foi instalado pela BHTrans próximo à passarela do Morro do Papagaio, na pista sentido Centro. O equipamento vai flagrar especificamente a circulação proibida de carretas, para garantir o cumprimento da proibição de tráfego de veículos de carga acima de cinco toneladas pela via. A restrição já vigorava antes do último desastre.
A BHTrans não quis dar detalhes do projeto, uma vez que o software do equipamento ainda está em teste. A assessoria da empresa municipal não informou como as carretas serão identificadas e nem se haverá outra equipe de agentes de trânsito para orientar os veículos de carga que conseguirem ultrapassar a “barreira” no trevo do Bairro Belvedere. Sabe-se, porém, que as carretas não serão identificadas pelo peso, já que a BHTrans não tem balanças.
Depois do acidente, o órgão de trânsito ampliou o horário de fiscalização no trevo e os agentes agora ficam todos os dias entre as 7h e as 23h. Também foi instalada uma placa com sinal luminoso que informa a proibição para carretas na pista sentido Savassi, pouco antes do acesso ao Bairro Belvedere.