Cerca de 100 manifestantes começaram a procissão por volta das 13h15. Um veículo Land Rover foi à frente do grupo levando dois caixões e coroa de flores. Durante o trajeto os policiais panfletaram e carregaram faixas com os questionamentos da categoria. O objetivo é chamar a atenção da população. “Estamos fazendo um grito de socorro pelo sucateamento dos três cargos operacionais de nível superior, agentes, escrivães e papiloscopistas, que ganham a metade das demais carreiras”, explica o presidente do Sindicato dos Policias Federais em Minas Gerais (Sindpef), Renato Deslandes.
Segundo o Sindpef, atualmente os três cargos recebem salário inicial de R$ 7,2 mil, piso para quem possui apenas o Ensino Médio. Eles querem a equiparação salarial para os policias que possuem o terceiro grau completo, que é de R$ 12 mil.
Nessa quarta-feira, a PF fez uma operação padrão no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. Nas ações, os policiais fizeram uma fiscalização minuciosa em bagagens de voos internacionais e domésticos, o que deixou passageiros por mais de uma hora na fila de embarque.