As novas estratégias da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para tentar coibir os motoristas de beber e depois dirigir pelas ruas e avenidas de Belo Horizonte surtiram pouco efeito no ultimo mês. Desde 14 de julho deste ano as blizes da Lei Seca, que fazem parte da Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, passaram a ser diárias. Neste período, houve um aumento de apenas 7% no número de condutores autuados por embriaguez.
Desde o início da campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, em julho do ano passado, 23.773 veículos já foram abordados. Ao todo, 505 motoristas foram autuados por crime de trânsito, pois foram flagrados por dirigirem com nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l. Outras 1.407 pessoas foram autuadas por infração de trânsito, quando foram flagradas com índice de álcool no sangue entre 0,14 e 0,33 mg/l ou por se recusarem a soprar o bafômetro.
Todos tiveram de pagar multa de R$ 957,50, e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. Os motoristas autuados por crime de trânsito também foram processados conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).